Mixed Reality – Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Home Mixed Reality – Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Nos últimos anos, uma grande onda de apostas em novas tecnologias vem tomando o mercado.

As duas das principais tecnologias em foco são a Realidade Virtual, conhecida como VR, e a Realidade Aumentada, também chamada de AR. Ambas as tecnologias têm a mesma premissa básica, criar e complementar nossa realidade com o intuito de trazer melhorias a nossa forma de interação e comunicação cotidiana.

A Realidade Virtual te transporta para qualquer lugar ou situação, trazendo ao usuário a ambientação necessária para que qualquer atividade possa ser simulada. Já a Realidade Aumentada insere informações gráficas virtuais dentro do nosso espectro de realidade, fazendo com que enxerguemos dados ou coisas antes não existentes, auxiliando na assimilação e processamento das informações ao nosso redor.

A união destas tecnologias resulta em um casamento perfeito que vem sendo batizado de “Mixed Reality”, em que uma imensa gama de possibilidades é gerada, trazendo um formato de comunicação muito versátil e de fácil absorção em massa, onde além de ter um usuário inserido no ambiente virtual em que pode controlar e interagir com tudo do que lhe é proporcionado, as pessoas ao seu redor conseguem também visualizar e acompanhar esse processo imersivo, as transformando em grandes espectadores em tempo real.

Foi com essa percepção de mercado que nosso cliente, a Essilor, empresa multinacional do ramo ótico responsável por grandes marcas e tecnologias em lentes como: a Varilux e a Transitions, nos procurou para criação de um projeto de ativação para o lançamento de seu mais novo produto no Brasil, as lentes Varilux X Series.

Em uma ativação que, por mais se assemelhasse a um episódio da série Black Mirror, ao misturar essas duas grandes tecnologias, acabou se mostrando bem simples, prática e eficiente. Com a união de VR + AR, nós da Casa Mais 360 criamos um game 3D de Mix Reality que proporcionou aos usuários a experiência de conhecer cada detalhe e todos os diferenciais presentes na tecnologia deste novo produto, fazendo com que as pessoas enxergassem neste mundo virtual da mesma maneira que as pessoas que usam lentes multifocais convencionais, fazendo posteriormente o comparativo com a visão com os benefícios gerados pelas novas lentes.

Tudo isso são apenas pequenas amostras entre os diversos frutos que essa relação de VR + AR podem nos proporcionar, tendo em vista que tecnologias como essas além de entreter, também educam e geram valor a marca, uma vez que o impacto que esses recursos causam ficam marcados no campo de memória afetiva do público.