Próxima conferência de realidade virtual na medicina traçará o futuro dessa tecnologia no setor da saúde, trazendo melhorias na “VR Healthcare” e unificando vertentes.
Dizer apenas que a tecnologia VR é boa para a saúde e que gera soluções inovadoras nesse setor é algo muito amplo. Além do que, existem diferentes maneiras relacionadas à tecnologia de realidade virtual que se enquadram nessa situação. Portanto, baseando-se nisso, a próxima conferência sobre realidade virtual na medicina pretende unir todas as vertentes, determinando um futuro que causará impactos da tecnologia VR no setor da saúde, e também estimular o uso de VR na comunidade médica.
O evento da conferência é denominado “A Medicina Virtual”, organizado pelo Dr. Brennan Spiegel, diretor do Sistema de Saúde Cedars-Sinai, e também co-presidente do Comitê de Saúde Digital da Associação VR/AR. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de março de 2018, no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, reunindo líderes do mundo da VR Healthcare, que compartilharão palestras, conversas, workshops e muito mais. Esse projeto inovador conta com parceiros como: Samsung, Associação VR/AR e AppliedVR, uma plataforma de realidade virtual projetada para cuidados de saúde.
Segundo Josh Sackman, da Applied VR, as conversas sobre como tornar a tecnologia VR bem sucedida ocorrem isoladamente, porém, são necessárias muitas pessoas para fazer a realidade virtual atuar em um espaço tão grande e complexo, como o de saúde. Esse processo requer planejamento, tentativas, feedback constante e comunicação com uma equipe multifuncional, a qual deve estabelecer melhores práticas, e o mais importante, um diálogo aberto e produtivo das partes interessadas, o que engloba desde clínicos até criadores de conteúdo para investidores e pesquisadores de empresas de hardware.
Sackman ainda acrescenta que após última análise, vê cada vez mais em consultas, sala de operação, centro de cirurgia, sala de emergência, que os pacientes experimentam sensações assustadoras e dolorosas em relação à saúde, e que está começando a presenciar algumas histórias realmente poderosas e inspiradoras de pacientes que estão utilizando a tecnologia de realidade virtual em suas próprias casas, para melhorar dores ou condições crônicas e os resultados estão sendo incríveis.
É interessante completarmos que além da realidade virtual na medicina estar sendo utilizada para tratamentos relacionados a dores e condições crônicas, como disse Josh Sackman, ela também pode ser utilizada em diversas situações no âmbito da saúde, como até mesmo ajudar pessoas a pararem de fumar.