A náusea causada pela Realidade Virtual pode ser reduzida com uma simples alteração no campo de visão, disseram pesquisadores da Universidade de Columbia.
Eles descobriram que, quando o campo de visão de um usuário estava muito restrito restrito ao se mover em um ambiente virtual, ele ficava menos enjoado ao permanecer na Realidade Virtual por mais tempo.
Alguns acham a Realidade Virtual desconfortável, pois há uma incompatibilidade sensorial entre o que os usuários vêem e onde eles estão na realidade. Um especialista disse que a pesquisa foi “simples e eficiente”.
A técnica, que foi testada por 30 voluntários durante duas sessões, envolveu estreitar subitamente o campo de visão exibido por um headset de Realidade Virtual.
O estreitamento aumenta à medida que um usuário anda pelo mundo virtual, mas diminui novamente quando eles param.
Cyber “jeitinho” para náusea com a Realidade Virtual
Steven Feiner, um professor de ciência da computação na Universidade de Columbia, sofreu com a doença da Realidade Virtual.
Sintomas como náuseas são causados quando o cérebro recebe sinais visuais que se chocam com a informação sensorial recebida do sistema do labirinto dos ouvidos, o que ajuda a equilibrar.
O sistema compreende vários canais pequenos em que pequenas quantidades de fluido agem como níveis de espírito, respondendo ao movimento do corpo.
Prof Feiner explicou que a Realidade Virtual tem o potencial de “mudar profundamente” como as pessoas interagem com máquinas, informações e outros seres humanos.
“É fundamental que a experiência seja confortável e atraente, e achamos que descobrimos um caminho”, disse ele.
Embora o campo de visão mude, aparecem em um monitor de computador de mesa, eles raramente foram notados pelos usuários no teste – seus olhos foram aproximados da tela do headset.
Restringir o campo de visão para combater o enjoo tem sido, separadamente, julgado pela Ubisoft em seu jogo de Realidade Virtual, Eagle Flight, disse o professor Anthony Steed na UCL.
“A técnica é geralmente útil em uma variedade de aplicações, por isso deve ter um grande impacto”, acrescentou.
E parecia mais simples do que alguns esforços anteriores para resolver o problema, de acordo com Sebastien Kuntz, fundador da empresa francesa de Realidade Virtual, a MiddleVR.
“Na verdade, eu sou muito sensível (à doença da Realidade Virtual), então toda vez que desenvolvemos algo aqui, eu que testo”, disse ele à BBC.
“O trabalho também foi recebido por Jay Short no estúdio digital Inition em Londres, que desenvolveu uma gama de experiências de Realidade Virtual para empresas.
Você pode testar em sua casa para ver se, com esse “jeitinho”, você tenha menos náuseas durante sua experiência em Realidade Virtual.